Quem sou eu

São Paulo, SP, Brazil
56 anos, paulista de Getulina, Cirurgião Dentista pela UNISA e ex-profissional de Informatica desde os anos 80 até inicio de 2014. Tenho especial interesse nos temas da atualidade que de alguma forma interferem em nossas vidas pessoais e em nossos planos para o futuro: ciências, tecnologia, música, cinema, gastronomia, odontologia. Mais recentemente tenho focando interesse em gastronomia e culinária no geral e em gelateria mais especificamente.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Votação Eletrônica. Rápidez e Confiança. Será ?

Amigos

Estou inaugurando meu blog neste momento com a discussão de um tema que acho fundamental numa democracia:

- O meu voto foi computado corretamente ?
- Foram computados apenas os votos dos eleitores ou tem "gato" nas urnas ?
- Em caso de duvida, podemos recontar os votos pra chegar ao número verdadeiro ?

Se essas respostas não puderem ser dadas com um convincente SIM, a democracia ficará sériamente ameaçada.

Vejam no vídeo abaixo, o tema numa reportagem realizada pelo TerraTV:

http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2481&contentid=217122


5 comentários:

Anônimo disse...

Celso,
Parabéns pelo blog e certamente neste espaço vamos polemizar bastante sobre bons temas! Sobre sistemas de informação, creio que entendemos um pouco. O sistema de votação eletrônica no Brasil é rápido, é confiável e deve ser seguro. Esta garantia deve estar implicita no serviço, senão não confiaremos em mais nada (loterias, sistema financeiro, etc) e entra a teoria da conspiração.
um abração!
ClaudioNir

Anônimo disse...

Celsão,
Parabéns por mais este meio de comunicação entre os amigos. Ainda temos muito assuntos a discutir e este será um dos nossos caminhos, já que pessoalmente estamos muito afastados, preocupados com o nosso dia-a-dia.
Sobre o sistema de votação eletrônica no Brasil eu concordo com o nosso amigo CLau, é rápido e seguro e exemplo prá muitos países. Nesta área estamos adiantados. O nosso problema e onde mora nosso atraso é que nas eleições ainda Imperam os votos de cabrestos e desinformação sobre candidatos, isso que é prejudica nossas vidas nos quatro anos que os malucos ficam no poder...

Um forte abraço,
Guina

Anônimo disse...

Querido Celsinho!!!

Parabéns, seja bem vindo ao mundo da blogsfera, você vai gostar, vai se dar bem, pois é atualizado, informado, e irá polimizar, isso é bom.

Grande abraço, e muito sucesso!!!!

Paulinho - do "blog do paulinho" - http://bogdopaulinho.blogspot.com/

Celso A Pereira disse...

Claudionir / Guina

É um prazer tê-los como leitores do blog. Certamente esse será um espaço muito rico para discussões de temas relevantes.
Em relação ao tema discutido, li um artigo citado em outro blog e que fora publicado no Diário de Pernambuco no dia 26/11/2008 pelo jornalista Pedro Marins. No artigo, apresentado abaixo, vê-se que o sistema não é tão confiável assim e é passível de fraude, como tudo em Informática. Tem vários casos relatados. O problema maior reside exatamente em não haver um documento que possa comprovar aquele resultado, caso se suspeite da fraude. Nós somos da área de Informática e diferentemente do que vemos em nosso dia-a-dia, ali na Urna Eletrônica as "transações" não têm documentos que possam autentica-las.
" Voto com fraude

Uma comprovação muito grave revelada, ontem, na Câmara dos Deputados, deve abrir uma discussão que pode levar à revisão de vários resultados eleitorais, principalmente em locais onde o placar de votos foi muito apertado. "Houve fraudes eleitorais que não deixaram qualquer rastro de violação das urnas eletrônicas", afirmaram, com demonstração de casos concretos de falhas, o professor de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB) Pedro Dourado Rezende e o diretor da empresa Microbase Tecnologia Frederico Gregório. Os dois participaram de uma audiência pública da Subcomissão de Segurança do Voto Eletrônico, justamente no dia seguinte a uma reportagem do Jornal da Band mostrando fortes indícios de erros na eleição de Caxias (MA). Na TV, dois técnicos da USP atestaram que urnas tiveram lista de códigos digitais e programas alterados. A Polícia Federal investiga o caso. O sentimento de desconfiança no voto eletrônico sempre existiu por uma constatação simples. Se o sistema fosse mesmo infalível, como sustenta a Justiça Eleitoral, por que não era implantado em nações desenvolvidas? E se redes muito mais importantes como a da Nasa nos EUA, já foram violadas, por que a nossa ficaria imune? Além destas conclusões, especialistas e parlamentares criticaram a resistência do TSE em admitir as fraudes. As suspeitas sempre foram jogadas na vala comum do desprezo sendo classificadas como "choro de perdedor". Mas, a revelação pode trazer novo alento, por exemplo, para Bolivar (PR), que perdeu a prefeitura de Orocó para Dedi (PT), por somente seis votos. Em Gravatá, Bruno Martiniano (PTB) foi derrotado por apenas 90 votos por Ozano Brito (PSDB). Tem ainda o caso de Camaragibe, onde João Lemos (PCdoB) foi reeleito com diferença de 523 votos. O segundo lugar Demóstenes Meira (PSC) contesta na Justiça, em razão das falhas em 66 seções que só funcionaram à tarde. Por isso pediu eleições suplementares nas urnas defeituosas. Resta saber se os políticos terão força suficiente para dobrar a Justiça e rever a segurança do votoeletrônico. Afinal, onde fica o papel de legislador do Congresso?

Rápido // São necessários apenas 30 segundos para alterar uma urna eletrônica. A partir do "flash de carga", um programa fraudador torna corrumptível 100 máquinas e ao ser desativado não deixa qualquer rastro ou indício de violação. Quem garante é o técnico

Frederico Gregório, da Microbase Tecnologia. "

Anônimo disse...

Olá Celso, aqui é o Nilton,
Muito bom seu blog, já adicionei aos meus favoritos aqui e vou acompanhar...
um grande abraço...
Urna segura é que nem prédio segura, banco seguro, avião seguro... isto é...
não existe...
Assim como juízes podem falhar e este é o problema com a urna eletrônica, os juízes que a implantaram venderam esta idéia de infalibilidade e agora acham que seria umrebaixamento de sua autoridade admitir o contrário...
Isto certamente vai dar muito assunto ainda...